- Pluralidade: Cada povo indígena possui sua própria cosmopercepção, mitologia e rituais. Xamanismo: O pajé (ou xamã) é uma figura central que atua como curandeiro e líder espiritual, mediando a comunicação com o mundo dos espíritos.Natureza e Ancestrais: Há uma forte crença em espíritos que habitam elementos da natureza (plantas, animais, rios, sol, lua) e no poder dos ancestrais, que continuam a influenciar o presente.Conexão com a Terra: A religião indígena é vista como uma forma de vida que conecta o povo à terra e aos seus antepassados.Tradição Oral: Conhecimentos, mitos e valores são transmitidos de geração em geração através da oralidade e dos rituais.Relação não-linear com o tempo: O passado e os ancestrais são vistos como presentes e constantes na vida do indivíduo.
Algumas das principais características das religiões dos povos indígenas é a figura do xamã – o pajé (pai’é), em tupi-guarani.
O pajé é um líder espiritual, um especialista em assuntos religiosos que, através do transe, consegue entrar em contato com os espíritos dos antepassados e seres sobrenaturais.
O pajé, portanto, é aquele que estabelece a intermediação entre a aldeia dos vivos e a “aldeia” dos espíritos, sejam estes pertencentes a pessoas ou animais.
A principal tarefa dos xamãs é a cura. Através desse trânsito entre o mundo dos vivos e a dimensão sobrenatural, o xamã consegue controlar os espíritos causadores das enfermidades, evitando inclusive a morte do paciente.
- Na Umbanda é possível identificar forte influência indígena (religião e cultura), mas assim como é regra na Umbanda essa influência também aboliu a prática de sacrifícios, uma vez que uma não existe sem a outra, garantido assim a paz entre plano esperitual e material.