A Umbanda é uma religião com crenças amplas e ilimitadas, o que permite aos médiuns a possibilidade de vivenciar diversas culturas e se expressar de forma sincera e genuína e vivenciar suas crenças e externas-las, para que assim evoluam de forma natural e saudável.
Os deuses indianos fazem parte do hinduísmo, a religião mais antiga do mundo. Bem diferente das religiões ocidentais, o hinduísmo possui em média 1,1 bilhão de fiéis e mais de 33 deuses. Esses deuses são chamados no masculino de Devi, e no feminino de Deva. As formas que eles possuem representam uma manifestação corporal de outros deuses imortais, como a trindade Hindu: Brahma, Vishnu, e Shiva. Outros são diferentes manifestações físicas de Shakti, a suprema divindade. Entenda!
Agni:divindade do fogo
É um dos mais importantes e antigos deuses indianos. A sua divindade não se manifesta fisicamente, mas sim através de uma energia que é capaz de transformar o interior. Para a cultura hindu, ele está presente no coração de todos os seres humanos, representando a chama da vida, e todas as estrelas são consequência dessas chamas.
Brahma: deus da criação
Brahma é o deus que criou o cosmos e todo o universo. É o primeiro da trindade Hindu, conhecido por ser o deus da criação, da criatividade e do intelecto. Ele possui quatro rostos, que simbolizam as escrituras sagradas do hinduísmo, e quatro mãos, que carregam um rosário, um vaso de água, um livro e um lótus.
Durga: deusa da proteção
Também conhecida como Amba ou Bravani, Dunga é reconhecida por ser a deusa do inacessível, do invencível e do incomensurável, como uma barreira forte que nunca cai, e que protege todos aqueles que são justos e possuem bravura no coração. Uma das representações da mãe divina, Durga simboliza toda a natureza cósmica feminina. Ela possui oito braços, que carregam armas para proteger a humanidade.
Ganesha: senhor dos obstáculos
É um dos deuses indianos mais populares do mundo. Filho de Shiva – Deus máximo, destruidor e regenerador – e Parvati – Deusa mãe -, ele possui uma cabeça de elefante, que se tornou uma característica marcante. É conhecido como a figura máxima do intelecto e da fortuna, possuidor da consciência lógica, e considerado o Destruidor de Obstáculos.
Hanuman: deus das causas impossíveis
Símbolo da força e devoção, Hanuman é, de todos os deuses, aquele que lembra que temos poderes ilimitados, e que somos capazes de enfrentar tudo, inclusive momentos difíceis. Junto com Rama, ele luta contra o mal, e um dos deuses mais adorados da Índia, com muitas homenagens espalhadas pelas cidades.
Indra: rei dos deuses
Indra é o mais importante de todos, conhecido como o rei dos deuses. Ele é um dos grandes guardiões do mundo, protetor da natureza e responsável pela derrota do mal supremo. É conhecido também por ser o deus do ar e das estações, e senhor das nuvens, relâmpagos e chuvas. Em sua representação, ele aparece montado em um elefante branco e possui quatro braços.
Kali: a furiosa mãe do tempo
Ela é uma das formas mais ferozes de Shakti, e é representada com um colar de cabeças, oito braços e oito pernas. Possui a cabeça de Shiva nas mãos. Dentre os deuses indianos, é a que tem uma força natural para destruir tudo.
Kartikeya: deus da guerra
É o irmão de Ganesha, filho de Shiva e Parvati. Predestinado a derrotar o demônio Tarak, que causava grande confusão no ritmo das estações. Foi o comandante das forças divinas na batalha contra o mal. É representado como um homem bonito, carregando armas e montado em um pavão.
Krishna: deus da devoção
É uma das formas que Vishnu – que compõe a trindade sagrada – assume, e uma das mais poderosas. Para os povos Hindus ele não é apenas um herói, mas também um amigo e mestre. É símbolo do amor perfeito e da consciência suprema. Seus devotos se reunem no movimento Hare Krishna, que o considera o rei supremo, “O Todo-Atrativo” e que, portanto, engloba todas as demais qualidades.
Lakshmi: deusa do dinheiro e da riqueza
É a deusa da prosperidade, tanto material quanto espiritual. Seu nome é derivado da palavra Laksya, que significa meta ou finalidade. Ela é invocada pelos hindus em momentos de dificuldades financeiras. É a deusa do lar das casas indianas.
Parvati: deusa do amor e da fertilidade
É uma das três grandes deusas Hindus. É esposa de Shiva e mãe de Ganesha e Kartikeya. Conhecida por trazer beleza e sustento ao casamento, ela é a fonte do poder de Shiva, já que ela é representada com dois braços quando está com o marido, e com quatro ou oito braços quando está sozinha.
Rama: deus da verdade e virtude
Rama também é mais uma das formas de Vishnu, símbolo da fraternidade, por conta de sua compaixão e coração. É considerado a personificação do que os hindus crêem, procuram e constroem a partir da fé, como uma perfeita personificação da humanidade ideal.
Saraswati: deusa da sabedoria
É a deusa do conhecimento, da arte, da música e da sabedoria. Como deusa da música, ela também estende sua atuação para as outras artes e até mesmo para algumas ciências. Esposa de Brahma e mãe dos Vedas, ela é adorada pelos seguidores que buscam por compreensão e conhecimento. Ela é representada como uma linda mulher, com quatro braços e muitas joias.
Shakti: a grande mãe
Assim como Brahma, ela é considerada um ser supremo. É a força cósmica primordial e o aspecto energético dos deuses indianos. Na terra, ela se manifesta na forma das deusas Saraswati, Parvati e Lakshmi, formando a trindade feminina do hinduísmo, chamada de Trivedi.
Shiva: deus da destruição
Enquanto Brahma é o deus da criação, e Vishnu é a preservação da vida, Shiva veio para ser a destruição da vida e completar a trindade Hindu. Ele é considerado tranquilo e protege seus seguidores dos males. Ele não traz o caos, mas a ordem. Seu papel é destruir o universo, para que Brahma possa criar, mantendo um ciclo de destruição, criação e proteção.
Surya: deus do sol
O reino de Surya é na esfera solar, até onde os raios do sol podem tocar. Ele é considerado a face visível de deus. Domingo é o dia de devoção a Surya, por ser um dia solar. Os fiéis, nesse dia, comem apenas uma refeição e fazem pedidos em prol da saúde e proteção contra pesadelos.
Varuna: deus da imortalidade
Ele é o guardião da imortalidade, e o deus hindu dos líquidos, dos oceanos. Ao longo do tempo, ele passou a ser relacionado ao ambiente marinho. Dentre os deuses indianos, ele é representado como um homem de pele amarela, com uma armadura dourada e quatro braços. Geralmente, costuma vir montado em um animal com características terrestres e marinhas.
Vishnu: deus da preservação
Ele faz parte da trindade Hindu, junto a Brahma e Shiva. Seu papel é manter o equilíbrio entre o universo e o Dharma (comportamento justo). Possui quatro braços em sua representação, o que demonstra sua onipotência e onipresença. Ele é frequentemente visto sentado em cima de uma serpente, que representa sua capacidade de permanecer em paz mesmo diante do medo.
Yama: deus da morte
Também faz parte dos deuses indianos antigos. Ele é o governante do submundo Hindu e aplica punições aos mortos, de acordo com seus pecados em vida. A representação de Yama é muitas vezes um homem azul, que segura uma maçã e um laço, montado em um búfalo.
Referência:https://blog.casadaindia.com.br/deuses-indianos-conheca-mais-sobre-eles-e-a-historia-de-cada-um/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe seu comentário.