PRECE AO ANJO DA GUARDA
Meu companheiro de todas as horas; amigo de todos os momentos, tanto os de alegria como o de sofrimento; guia meus passos, meus pensamentos e minhas ações; cria em redor de mim um círculo de defesa contra os fluidos, influências ou interferências que possam afetar-me o corpo ou a mente; ajudando-me também estarás te ajudando, num intercâmbio de amor, de paz e de compreensão; “sê” o meu porta-voz diante de outros espíritos superiores para que me dirijam na solução dos meus problemas físicos-espirituais.
Agradeço-te sinceramente toda a assistência que me prestaste, toda a orientação que imprimiste à minha vida, socorrendo-me nas horas aflitivas, consolando-me nas épocas de amargura e sugerindo-me a prática do amor e da caridade.
Que Deus te dê mais luz, força e poder como recompensa pelo esforço, dedicação e afeto que demonstras no cumprimento de tão importante missão.
Oração à Olurum ( Zambi/Tupã/Deus/Deusa)
" Meu Deus, criador de tudo e de todos. Poderoso é o vosso nome e grandiosa e vossa misericórdia.
Em nome de Oxalá, recorro a vós nesse momento, para pedir-lhe a benção durante meu caminhar rumo a vossa Vontade.
Que Vossa Divina Luz incida sobre tudo que criaste.
Com Vossas mãos retirem todo mal, todos os problemas e todos os perigos que estejam em meu caminhar.
Que as forças negativas que me abatem e que me entristecem, se desfaçam ao sopro de Vossas bênçãos.
Que o Vosso poder destrua todas as barreiras que impedem meu progresso rumo a Tua verdade.
E que Vossas virtudes penetrem em meu espírito dando-me paz, saúde e prosperidade.
Abra os meus caminhos, que meus passos sejam dirigidos por Vós para que eu não tropece em minha caminhada.
Assim seja! Salve !”
Que assim seja!
Assim é!
Prece aos Orixás
Que a luz de Oxalá me guie e me abençoe, me concedendo paz e saúde;
Que Xangô me conceda o equilíbrio e a justiça, para que eu trilhe no caminho do bem e das boas ações
Que Ogum me proteja e abra meus caminhos, peço pelo livramento de todos os perigos, tanto humanas como espirituais;
Que Oxossi abençoe o meu trabalho, peço por prosperidade e disposição para produzir e enfrentar as batalhas diárias;
Que Iemanjá leve para o fundo do mar toda a tristeza e o medo, trazendo calmaria e união familiar;
Que Oxum traga equilíbrio emocional, a cura de todas as feridas da alma e alegrias para o coração;
Que Iansã corte toda a inveja e a falsidade, afastando as dificuldades e os medos para que não nos paralizem;
Que a serenidade e a sabedoria de Nanã estejam presentes em minhas decisões, concedendo paz e equilíbrio mental;
Que Obaluaiê me livre de todas as enfermidades do corpo e do espírito, concedendo evolução;
Que os pretos velhos me ensinem a aplicar nos meus dias a humildade e a paciência;
Que os Caboclos me tragam força e discernimento, para entender o que eu posso e devo mudar e melhorar;
Que os Erês purifiquem meu coração, que os bons sentimentos e a vontade de viver prevaleçam;
Que permaneçam o bom humor e o axé, encontrando o lado bom de tudo como os Baianos;
Que eu entenda e aceite as mudanças de ciclos com os Ciganos, como a natureza, que muda e se transforma;
Que eu me segure na fé e fique de pé, mesmo com os balanços da vida, assim como os Marinheiros;
Que os boiadeiros me afastem das más energias carnais e espirituais, me livrando de tudo o que me suga e me prejudica;
Que eu tenha a esperteza e rapidez da linha dos malandros para reconhecer e me afastar do que me atrasa;
Que os Exus e Pombagiras me concedam segurança e vitalidade, quebrando as demandas e energias negativas.
Que assim seja!
Assim é!
PAI-NOSSO DA UMBANDA
Pai-nosso que estais no Céu, nos mares, nas matas e em todos os mundos habitados; santificado seja o TEU nome, pelos TEUS filhos, pela Natureza, pelas Águas, pela Luz e pelo Ar que respiramos.
Que o teu reino do Bem do Amor e da Fraternidade, nos una a todos e a tudo que Criastes, em torno da Sagrada Cruz, aos pés do Divino Salvador e Redentor. Que a TUA vontade nos conduza sempre para o culto do AMOR e da CARIDADE. Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes. Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para o nosso sustento material e espiritual.
Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e dês o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendam. Não nos deixeis sucumbir ante a luta, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria.
Enviai Pai, um raio da TUA Divina complacência, luz e misericórdia para os teus filhos, pecadores que aqui labutam pelo Bem da Humanidade nossa irmã.
PRECE DE CÁRITAS
Deus, nosso Pai, que sois Poder e Bondade, dai força aquele que passa pela provação, dai a luz aquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores, derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
DEUS! Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh! Poder oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
DEUS! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subir até Vós.
Dai-nos a caridade pura, Dai-nos a fé e a razão, Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde deve refletir a Vossa Santa e misericordiosa imagem.
ASSIM SEJA
A Omulú e Obaluaiê peço o perdão e a bênção, Atotô Meu Pai! Em sua misericórdia infinita, dai-me a saúde plena! Ajuda a curar as doenças e dá alívio às dores carnais e espirituais, Pai Amado, Atotô!
Oração para Proteção
“Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.
Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra as energias negativas.
Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.
Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus. Santa Sara, rogai por nós. Amém.”
Optchá Santa Sara Kali!
Oração à Santa Sara e aos Quatro Elementos Para Obter Proteção e Bênçãos
Faço meus apelos nesta oração, com muita fé e amor, à querida Santa Sarah Kali, protetora do Povo Cigano, à Rainha Cigana do Povo do Oriente e à todos os benditos espíritos de luz no templo da tribo cósmica. Peço, com toda a força do meu coração, que a energia poderosa da natureza, representada pelos quatro elementos (fogo, água, ar e terra), tome conta de minha casa, do meu trabalho, do meu corpo, da minha mente, das minhas emoções e dos meus anseios. Cubram-me com grande proteção e me abençoe. Que o fogo seja a demonstração viva do amor, da união, do calor humano e da harmonia que deve nos ligar por toda nossa existência. Que a água, fonte cristalina de bênçãos, lave e limpe minha vida e livre-me de toda carga negativa que possa interferir em meu comportamento e atitudes para comigo mesma(o) e meus semelhantes. Que o ar me traga o sopro mágico da vida e renove a cada dia as minhas energias físicas e a minha saúde. Que a terra seja o meu símbolo de prosperidade, renovando-se sempre, para que eu possa semear e colher todos os seus frutos benditos para minha tranquila sobrevivência. Salve a magia, a força e a Luz do Povo Cigano! Salve Santa Sara! Salve a Linha do Oriente!
Oração a Santa Sara para obter renovação, força e fé
Santa Sara, minha doce protetora, preciso da tua energia milagrosa nesse momento. Renove-me! Tu que és fonte de luz, jogue sua luz sobre a minha cabeça agora. Preciso de força, preciso de tua fé, preciso de tua renovação. Renova as minhas esperanças, mãezinha. Renova minhas crenças, renova minha fé, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que, por ventura, estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, dê-me a força e a alegria dos meus protetores, pois somos ciganos de passagem por essa vida terrena e, assim, também podemos evocar o teu auxílio. Somos todos nós, filhos dos mesmos ventos, das mesmas estrelas, da mesma lua cheia e do mesmo Pai, o nosso criador. Por isso, também pedimos a sua ajuda e a sua proteção contra as energias negativas. Santa Sara, pela força das águas, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossa caminhada. Santa Sara, pela força da mãe natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Santa Sara, ilumine nossas vidas com teu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes como é o brilho dos cristais. Santa Sara, ajude os necessitados, dê luz aos que vivem na escuridão, saúde aos enfermos, arrependimento aos culpados e paz para os intranquilos. Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar neste momento. Dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida. Santa Sara, santa milagrosa, protetora do povo cigano, protetora de toda a humanidade que clama, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus. Pela figa, pela estrela de cinco pontas, pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossa vida, que os inimigos nunca nos enxerguem e que, para eles, sejamos como a noite escura sem estrelas e sem luar. Santa Sara, me abençoe e me acompanhe. Santa Sara, ilumina a minha tsara para que, para todos que batam a minha porta, eu tenha sempre uma palavra de amor e de carinho e um gesto de fraternidade. Santa Sara, que eu seja sempre humilde para que a tua energia e proteção estejam sempre a me guiar. Assim é!
- "Meu Pai Oxalá, neste dia, peço a Vós a paz, a alegria e o Vosso grande axé! Reveste-me com a Vossa Luz e destrua as trevas que atravessarem meus caminhos. Envolva-me em teu pano branco de paz e em Tua Luz, a cada instante de meu dia. Protege minha casa e minha família, afasta todo o mal e traz a harmonia. Epa Babá!".
- "Amado Pai Obaluaiê, nós Vos evocamos e pedimos a bênção e a irradiação de Vossa luz sobre todos nós. Capacite-nos com humildade e compreensão para ajudar nossos irmãos. Clamamos a Vós, querido Pai, que nos inunde com vosso poder evolutivo, para que nossos passos sejam sempre em direção à luz divina. Pedimos força, coragem, paz, amparo, saúde física e espiritual, para que a maldade não tenha poder sobre nós. Atotô Obaluaiê!".
- "Ó soberana mãe das águas, com Vossa força e Vossa fé, cubra minha vida e minha família com Vossa alegria e Vossa paz. Que Vossa água purifique e afaste todo mal, transformando pensamentos negativos em amor. Que a tristeza se vá e a felicidade reine em nosso lar. Omio omiodo ya!".
- Seja Específico: Mencione nomes de familiares, se desejar, ou peça por situações específicas.
- Visualize: Imagine a luz do Orixá envolvendo sua casa e seus entes queridos.
- Ofereça Algo Simples: Uma vela (azul para Iemanjá, branca para Oxalá), um copo d'água, ou incenso.
- Agradeça: Sempre termine com gratidão, como se o pedido já tivesse sido atendido, pois a fé é fundamental na Umbanda.