segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista

Umbanda é lei
Religião é uma forma de se religar ao sagrado. É para isso que nos dedicamos, estudamos e reverenciamos as entidades.
E por isso todos os médiuns devem se lembrar que antes de qualquer ritual ou " trabalho de santo" é necessário respeitar as leis vigentes, inclusive dos Municípios, Estados, Cidades e País e as leis Internacionais também conta.
É necessário sobre tudo respeitar a vida, para mais compreensão segue conteúdo para estudo.

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/508144/000992124.pdf

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

E assim por diante...
Inclui essas leis e códigos de ética, pois são os que eu considero essenciais, mas a o conteúdo referente a esse nível de conhecimento é iluminado.
Muito axé a todos.
Saravá !

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista

Conteúdo de estudos para os médiuns.
Um material excelente de estudo para os médiuns, foi disponibilidade pela religião espírita, o médium Alan Kardec é o condicionador da doutrina espírita.
Imagino que para todos os médiuns que se desenvolvem e querer ter esse tipo de contato com plano espiritual, estudar seriamente é a melhor opção.
Esse material agrega e muito, pois auxilia a compreensão da vida no plano espiritual.
É possível acessar esse conteúdo pelo app no celular mesmo.
Segue links:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ebook.generico.eva.seg.esp



https://play.google.com/store/books/details/Allan_Kardec_O_livro_dos_m%C3%A9diuns?id=e1YvDwAAQBAJ









sábado, 7 de setembro de 2024

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista

Linha do Oriente na Umbanda 

São entidades "O Povo do Oriente", ligados às curas e às ciências, que se manifestam em seus médiuns e auxiliam no tratamento médico e espiritual, com seu profundo conhecimento destas artes. Se manifestam tanto na Umbanda, como em centros espíritas. A Linha do Oriente é dividida em 07 falanges, é composta em sua maioria por entidades de origem oriental é nessa linha que se encontram as falanges dos hindus, árabes, japoneses, chineses, mongóis, egípcios romanos, etc. Compõem-se estas falanges de espíritos que tiveram encarnação nesses povos e que através do ensino das ciências ocultas, praticam a caridade pregada na Umbanda. Suas falanges tem por líder São João Batista e são, na Umbanda popular, assim descritas, a partir de cada chefe:

  • Chefiada por Zartú - Legião dos hindus;
  • José de Arimatéia- Legião dos médicos e cientistas;
  • Chefiada por Jimbaruê - Legião dos árabes e marroquinos;
  • Chefiada por Ori do Oriente - Legião dos japoneses, chinesas, mongóis e esquimós;
  • Chefiadas por Inhoarairi, Imperador Inca antes de Cristo - Legião dos Egípcios, Astecas, Mongóis e Esquimós, Incas e outras raças antigas.
  • Chefiada por Itaraiaci - Legião dos Índios...
  • Chefiada por Marcus I, Imperador Romano - Legião dos Gauleses, Romanos e outras raças européias.

Esta Linha procurou abrigar as mais diversas entidades, que a princípio não se encaixavam na matriz formadora do brasileiro (ameríndios, europeus e africanos). Podendo, a Linha do Oriente vir representada por entidades da linha de caboclo ou pretos-velhos.As entidades que compõem esta linha são discretas, falando pouco, com linguajar perfeito e bastante correto, sendo que não gostam de dar consultas, e se precisam passar algum ensinamento ao consulente, o fazem através de frases curtas e cheias de significados. Os mais altos conhecimentos esotéricos da antiguidade são conhecidos, no plano astral, pelas entidades que se manifestam nessa Linha, já que nela estão representados grandes mestres do ocultismo (Esoterismo - Cartomancia - Quiromancia - Astrologia - Numerologia - Grafologia - etc.). Atuando com a arte da cura, as entidades da Linha do Oriente buscam fazer o encarnado compreender bem as causas de suas enfermidades e a necessidade de mudança nessas causas, bem como a necessidade de seguirem à risca os tratamentos indicados. São entidades que vêm com a missão de humanizar corações endurecidos e fecundar a fé, os valores espirituais, morais e éticos no mental humano. A Linha do Oriente é regida por Oxalá, e Xangô. Sendo que as entidades dessa Linha atuam nas irradiações dos diversos orixás, conforme as demais falanges da 

Oriente (do latim oriens, de oriri «nascer, surgir» [do Sol»]) é um dos quatro pontos cardeais, sendo sinônimo de leste (ou este) e levante.

Ocidente (em latim: occidens - "pôr do sol, oeste", como distinto de Oriente),

A divisão do mundo em Ocidente e Oriente é conhecida na Europa desde 292 d.C., quando o imperador romano Diocleciano dividiu o Império Romano em duas partes, cada uma administrada por um Augusto e um César (a Tetrarquia), sendo que a parte oriental se transformou no Império Bizantino.

Obs: Esta linha é do Oriente e do Ocidente devido as entidades e espíritos que nela atuam.

Referência:https://pt.wikipedia.org/wiki/Orientais_na_umbanda"Oriente – Wikipédia, a enciclopédia livre" https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Oriente

"Mundo ocidental – Wikipédia, a enciclopédia livre" https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mundo_ocidental

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista

Orixá Xangô 
Saudação: kaô Kabecilê (Salve justiça)

Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.
Este orixá é considerado o mestre da sabedoria, gerando o poder da política e justiça. Os crentes em sua existência recorrem a ele para resolver problemas relacionados com documentos, estudos, trabalhos intelectuais, entre outros.
Etimologicamente, Xangô é uma palavra de origem iorubá, onde o sufixo "Xa", significa "senhor"; "angô" (AG + NO = "fogo oculto") e "Gô" pode ser traduzido para "raio" ou "alma". Assim sendo, Xangô significaria "senhor do fogo oculto".


Como todas as demais Linhas, a Linha
 Espiritual
ou Vibração Original de Xangô se relaciona com
particulares vibrações, que são:

Segue o link do livro para estudo:livro:umbanda-a-proto-síntese cósmica-yamunisiddha-arhapiagha-f-rivas-neto.
Referência:https://www.facebook.com/p/Xang%C3%B4-Orixa-Rei-da-Justi%C3%A7a-100068847121176/?locale=fo_FO
https://www.significados.com.br/xango/

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista

Orixá Ogum
Saudação: Ogunhê! (Salve guerreiro)
Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Aliás, em iorubá, grupo étnico-linguístico da África Ocidental, Ogum significa guerra. Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como escudo a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros), da tecnologia, da paz. Ogum é Orixá que abre os caminhos.


Como todas as demais Linhas Espirituais, a
Linha Espiritual ou Vibração Original de Ogum se
relaciona com particulares vibrações, que são:
Segue o link do livro para estudo:livro:umbanda-a-proto-síntese cósmica-yamunisiddha-arhapiagha-f-rivas-neto.
Referência:"Baby Long Estonada Ogum orixá R$64,15 em Universo3399" https://montink.com/universo3399/ogum-orixa3
https://www.significados.com.br/ogum/

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista

Orixá Oxossi 
Saudação: Okê Arô! (Salve caçador)

Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas. Normalmente, esse orixá é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador. Para as religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é ligado ao conhecimento e à natureza. Ele sempre enaltece tudo o que a natureza pode proporcionar, conforme a necessidade humana, forte lingacãio com a cultura indígena. Orixá da prosperidade, da fartura e do trabalho.


Como todas as demais Linhas Espirituais, a 
Linha Espiritual ou Vibração Original de Oxossi se 
relaciona com particulares vibrações, que são:

Segue livro para estudo: livro:umbanda-a-proto-síntese cósmica-yamunisiddha-arhapiagha-f-rivas-neto.
Referência:"Oxóssi: quem é e o que significa (Umbanda e Candomblé) - Enciclopédia Significados" https://www.significados.com.br/oxossi/

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista



Orixá Ibejis.
Saudação: Omi Beijada! ( É dois )

Os Ibejis são as divindades protetoras das crianças, em particular, dos gêmeos e gêmeas. Literalmente, a palavra "Ibejis" quer dizer gêmeos. Abençoam os partos, os filhos, os lares e trazem saúde e prosperidade.
Orixás da dualidade, entre as divindades africanas, Ibejis é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Afinal, esse Orixá é formado a partir de duas entidades distintas que coexistem, respeitando o princípio básico da dualidade. Com isso, Ibejis mostra que todas as coisas possuem dois lados, não importando as circunstâncias, e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas e os dois lados ouvidos. Orixá da justiça divina da paz, da alegria e da inocência.


Como todas as demais Linhas Espirituais, a 
Linha Espiritual ou Vibração Original de Yori se 
relaciona com particulares vibrações, que são:

Segue o link do livro para estudo:livro:umbanda-a-proto-síntese cósmica-yamunisiddha-arhapiagha-f-rivas-neto.
Referência:https://br.pinterest.com/pin/voc-sabia-que-hoje-dia-de-ibejis-o-orix-ibejis-o-smbolo-da-felicidade-cura-poder-e-sabedoria-alm-da-doura-pois-enxergam--409053578670591318/
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/mes-de-ibejis-conheca-os-orixas-de-setembro,61a79d0435d066d8efd07ae6e9a13ac3hhz40d97.html?utm_source=clipboard

Umbanda Sagrada - Estudos Umbandista

Ervas sagradas da Umbanda   Ervas Comuns e Suas Conexões: Geral/Limpeza: Alecrim, Arruda, Guiné, Manjericão, Levante, Espada de São Jorge, E...