Umbanda e seus rituais sagrados.
A Umbanda é uma religião de culto a natureza e a todos os elementos que ela representa, dessa forma criou-se rituais para auxiliar os umbandistas na pratica de sua doutrinas, os rituais servem para equilibrar as energias materiais e espirituais, auxiliam no desenvolvimento e também no dia a dia, na vida cotidiana, os rituais tem a importante função de transmutar energias para que assim seja possível elevar ainda mais as vibrações ao plano espiritual.
Elementos muitos utilizados nos rituais são as velas, elas auxiliam principalmente a elevar os pensamentos no momento da oração e auxilia a transmutar a energia material para que essa energia seja compreendida, abençoada e se transforme em axé no plano espiritual.
As ervas são de grande importância para as práticas ritualisticas, pois além de fortalecer o corpo, também fortalecem a ligação com o espírito e com o Orixá, elas são utilizadas como chás e banhos, utiliza-se também ervas no momento da defumação do ambiente.
O corpo é um templo sagrado e deve ser respeitado para que as energias fiquem sempre equilibradas, tornando assim a jornada nesse plano cada vez mais enriquecedora e cheia de oportunidades e de aprendizado os rituais umbandistas ajudam a cuidar cada vez melhor deste templo tão sagrado o principal intuito é cuidar e quando o caso melhorar a saúde, portanto, tudo o que praticamos tem esse principio básico saúde em primeiro lugar.
Eu particularmente gosto muito do uso do alimento na pratica ritual, como, usar frutas, por exemplo, maçã, banana e assim por diante, pois com a benção do Orixá celebra-se a fartura a prosperidade, algo sagrado que é fruto do trabalho, sendo assim é correto que se mantenha esse costume, intimamente, em casa, e se evite o disperdicio dos alimentos tão sagrados, o meu costume hoje, pessoal posso dizer é o de adptar costumes antigos, como por exemplo em que o alimento era "deixado" em um local para ser oferenda ao Orixá dentro de um "alguidar" utensílio de barro, creio que esse alimento é muito mais aproveitado quando a "oferenda" ao Orixá, passa a ser, todo o carinho de organizar de rezar de cantar o ponto e o alimento sagrado que antes era deixado ao relento faz parte também da alimentação, passa a ser ingerido e deixa de ser desperdiçado. Ao meu ver todo o ritual da Umbanda em que se utiliza alimentos, deve ser para leva-los a mesa, para que façam parte da ceia, para alimentar o corpo, para nutri o solo, equilibrando assim a energia com os Orixás. Na minha opnião a pratica ritual dessa forma é mais benefíca, pois a nossa consciência do que é sagrado e como se pratica aquilo que é sagrado é a energia que atua na vida.
Como havia dito anteriormente os pontos cantados são elementos de suma importância nos rituais, pois são mantras e/ou músicas cantadas para que a vibração e a ligação para com os Orixás ocorra na mesma sintonia. E assim sendo, seja possível praticar o desenvolvimento espiritual com sabedoria e humildade, dessa forma e somente dessa forma, levanta-se a bandeira da Umbanda que é a pratica da religião com amor e caridade.
Que assim seja sempre, Saravá.
Odoya minha mãe Yemanjá.